Por que abaixa a testosterona no macho

No homem, a partir dos cinqüenta anos ocorre um declínio progressivo de hormônio masculino (testosterona). Mas que pode ser feito, então, para combater a queda da libido masculina? Primeiramente, uma autoanálise em vários níveis deve ser feita - à saber emocional, físico, profissional e familiar - afim de que, neste processo de diálogo íntimo, algumas chaves para os reais motivos já sejam se não esclarecidas, ao menos evidenciadas.

porque abaixa a testosterona

Depois dos 40 anos a quantidade diminui cerca de 1% ao ano. Seus níveis críticos são atingidos na faixa dos 55 a 70 anos. Aproximadamente, 20% dos homens com idade entre 60 e 80 anos e mais de 35% daqueles com mais de 80 anos apresentarão sintomas da baixa hormonal.





E existem diversas formas para isso — injeções intramusculares ou subcutâneas, adesivos ou gel de testosterona —, que variam da necessidade e da quantidade de cada indivíduo. Segundo a terapeuta Marina, exagero em qualquer característica desagradável pode afastar homem sexualmente - lembrando que a mesma regra se aplica às mulheres.

Fatores culturais sempre interferem no processo de conhecimento de uma doença e isso naturalmente contribui com preconceito e dificulta tratamento. Mas, sem dúvida, tem havido uma redução gradual da desconfiança em buscar ajuda. Muitas vezes, os homens são estimulados e até levados à consulta pelas próprias companheiras. Infelizmente, uma grande parcela dos médicos não aborda esse tema em consultas rotineiras, que faz com que diagnóstico muitas vezes não seja feito em fase inicial.

Instintos como agressividade, coragem e autoconfiança podem diminuir ou mesmo se perder com a queda da produção de hormônio pelo organismo, afinal são eles os principais responsáveis por essas características masculinas. Na menopausa, ocorrem invariavelmente a falência dos ovários e fim do ciclo reprodutivo da mulher. A última menstruação é sinal claro de uma nova vida.

Mulheres que sofrem na pele os sintomas exagerados da tensão pré-menstrual, a tão temida TPM, afastam homem conscientemente, segundo Marina. "Ninguém gosta de uma pessoa irritada do lado, reclamando de dores de cabeça e brigando por qualquer coisa. Haja atração sexual para superar esse período", conclui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *